Um local de culto é o que vos digo |
Para todos nós que adoramos os bares da bola, o coirato é o Rei. Clube que tenha bar e que se preze tem de ter um belo coirato. E estamos a falar de coirato, porque se tiver pêlo chama-se minete.
O Zé dos Coiratos não fica num campo de futebol, fica dentro de Vila Franca de Xira mas vale a pena todos os kilómetros que possam fazer para provarem aquele que na nossa opinião é o melhor coirato de todos os provados até agora.
Local discreto perto da Estação de Comboios em frente ao Pingo Doce, nas coordenadas 38º57´22" N e 8º59´11"O, para não haver desculpas.
Tem uma entrada a fazer lembrar os estádios de futebol vindo das cabines, corredor comprido e estreito que faz eco, e saída directa para um "guichet" com vidro onde se vê a grelha a conviver com os coiratos.
A ementa é simples, há coirato e bucho, ou mista para os indecisos.
O coirato demora segundos a entrar no pão e em doses generosas, servido no prato vai para a esquerda para um balcão comprido, para de seguida se pedir a bebida. Aqui também é simples, ou vinho, cerveja ou sumos. Se for vinho há penaltis, daqueles que o guarda-redes não sai da baliza, não tem tempo.
O local é bastante simples de decoração a fazer lembrar em tudo as tabernas antigas, espaço amplo e agradável pronto a receber todos os apreciadores desta iguaria. Aqui o foco principal é o Coirato não é a decoração, nem o serviço que é bastante eficiente, aqui o mais importante é a qualidade do Coirato e este meus amigos é top!
Macio sem pêlo e bem servido faz-nos sempre equacionar um segundo para aconchegar. Mesmo que com isso arrisquemos chegar a casa e ouvir das boas por não tocarmos no jantar. Mas vale a pena o risco. Vale mesmo.
Vão certamente gostar do que irão ver e do saudosismo que casas destas nos trazem.
O Luís Mateus do Mais Futebol diz que era capaz de viver na Bombonera, mas isso é porque não conhece o Zé dos Coiratos.
Quer comer uns bons coiratos ou bucho do melhor que há no país?
ResponderEliminarVá ao Zé dos coiratos, que fica perto da Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira e frente ao Pingo Doce.
É comer e chorar por mais, porque ninguém consegue só comer um coirato ou bucho, e verá que me agradece, sou amigo do Zé há muitos anos e comia por vezes como fosse um almoço, por vezes comia uns 4 coiratos e um bucho, e não existe melhor no país.
Jaime Jorge Pereira